domingo, 25 de novembro de 2012

Desigualdade de Ensino


Desigualdade de Ensino

É na sala de aula que tudo pode acontecer, são inúmeros os recursos de um novo saber. Podemos encontrar um laboratório de ciências, uma biblioteca, laboratório de informática, sala de artes tudo sem precisar sair da sala.Essa é o que podemos chamar de “Sala de aula do Futuro” onde cada aluno com seus materiais tecnológicos viram autores do seu próprio saber. Essa tecnologia pode ser encontrada em boa parte das escolas do país, a maioria, particulares. 
A escola inteligente funciona da seguinte maneira: os alunos não se sentam em fileiras ordenadas, mas sim em grupo de 3 ou 4 alunos sem contar com o computador que fica no meio.  A professora também está ali junto com os alunos com a responsabilidade de direcionar os alunos e administrar toda essa tecnologia através de um ensino multidisciplinar.
Carvalho Neto acredita que a educação está centrada mais na comunicação visual e verbal que pode sim trazer aprendizagem, mas esses saberes não são suficientes para a geração de hoje. Para que o aluno aprenda é preciso que ele busque que ele experimente, que ele viva aquilo que está aprendendo, é preciso de algo que estimule, como o uso da mídia (áudio, tve vídeo).
 E isso já vem acontecendo na maioria das escolas particulares, cada aluno tem seu material didático que não são mais cadernos e canetas, mas sim Notebooks, Tabletes e muitos outros recursos tecnológicos dessa geração.
A escola nova atrai mais a frequência dos alunos e instiga o interesse na aprendizagem, são recursos que fornece o saber com mais diversão e facilidade.
Tudo isso é maravilhoso, alunos que tem a oportunidade de conviver nesse ambiente diferente e novo são privilegiados, são alunos que tem grandes chances de terem um futuro promissor.  Mas será que está tudo perfeito?
Apesar de toda essa beleza tecnológica, há outra realidade bem diferente da que podemos ver nessas escolas.Do outro lado o sistema infelizmente é bem diferente.
As escolas públicas de algumas cidades veem sofrendo com um problema muito sério que atinge diretamente na qualidade e segurança e educação dos alunos que é o abandono total da maioria das escolas do nosso país.
 Através de vídeos e reportagens pode se perceber o abandono que se tem tido com as escolas publicas, não há salas de aula e as poucas estão em péssimas condições, falta de cadeiras e mesas para alunos e professores. E pior há escolas que estão desabando, caindo aos pedaços.  Em Goiânia (GO) uma garagem, uma cozinha virou sala de aula, porque não tem escola com condições para acomodar os alunos. Em Teresina a escola estava sem teto, e no estado da Bahia escolas sem mesas e cadeiras. Sem contar com a qualidade do ensino, que cada vez é mais precário também. Ou seja, salas de alta tecnologia, com professores capacitados, boa estrutura, ótimos recursos, mas de outro lado alunos sofrem com a falta de espaço e condições. Alunos que assistem aulas em lugares improvisados, que não se pode nem brincar no momento do intervalo.
Como pode existir tanta desigualdade na educação? Como pode  um país uns terem oportunidade e outros não? Será que vivemos em um país onde só quem tem dinheiro é que pode ter uma boa educação, em escolas com ótimas condições?
Não se pede muito, não precisa necessariamente acompanhar a tecnologia, de cada aluno ter seu computador, mas o necessário que é ter ambiente agradável e qualificado, oportunidade de uma boa educação, com o mesmo nível de aprendizado que qualquer outra escola, ou o pobre deve aprender até certo ponto e ricos podem ter uma aprendizagem sem limites? É tão grave isso que muitas vezes foge até do ambiente escolar, e a desigualdade começa a ser representada pelas próprias crianças, acham que são melhores que outras, que só elas podem ter a educação.
Se algum aluno pobre é beneficiado com alguma bolsa de estudo, também sofre preconceitos por ás vezes não atender o padrão de vida que os outros colegas de classe, ou que na maioria das vezes precisa empenhar-se em dobro nas tarefas para “merecer” a oportunidade, para não perder aquilo que lhe seria de direito.
Enfim, esse problema deveria ser prioridade do governo, pois deveria se investir mais na educação e da mesma maneira independente do lugar, pois a educação é o que sustenta o mundo, uma criança que recebe uma boa educação logo nos seus primeiros anos, na sua infância e adolescência tem grande chance de se tornar uma pessoa boa, honesta e de bom caráter, coisa que se falta muito nesse país. Que o Brasil acorde e comece a cobrar por seus direitos que daqui alguns anos, essa realidade seja outra, que possamos ver nossas crianças, filhos desfrutando de uma boa educação e formação, para que então tudo isso possa valer a pena.

Sobre Vygotsky


 Biografia de Vygotsky



Lev Semenovich Vygotsky Nasceu a 17 de novembro de 1896 em Orsah, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia, Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Lev Semenovich Vygotsky uma formação sólida desde criança. Até os 15 anos foi educado em casa por tutores particulares.

Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito. Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia – área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.
Em 1924, casa-se com Roza Smekhova. Tiveram duas filhas. Desde 1920 conviveu com a tuberculose. Apesar de sua formação em Direito, destacou-se à época por suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de Arte, trabalhos que posteriormente foram incorporados no livro "Psicologia da Arte", escrito entre 1924 e 1926, incluindo naturalmente a tese de doutorado sobre Psicologia da Arte, que defendeu em 1925. O seu interesse pela Psicologia levou-o a uma leitura crítica de toda produção teórica de sua época, nomeadamente as teorias da "Gestalt", da Psicanálise e o "Behaviorismo", além das ideias do educador suíço Jean Piaget.

Ao longo de seus textos Lev Semenovich Vygotsky recorre, freqüentemente a situações extraídas de obras literárias, ele escreveu aproximadamente 200 trabalhos científicos, cujos temas vão desde neuropsicológia até criticas literárias, passando por deficiência, linguagem, psicolgia, educação e questões teoricas e metodologicas relativas às ciências humanas.

Entre os seus trabalhos de campo incluem-se visitas às populações camponesas isoladas de seu país, fazendo testes neuropsicológicos entre as aldeias nômades do Uzbequistão e do Quirguistão (Ásia Central), antes e depois do realinhamento cultural e sócio-econômico da revolução socialista, que incluía alfabetização, cursos rápidos de novas tecnologias, organização de brigadas, fazendas coletivas e outros, como descreve Alexander Luria em seu ensaio sobre diferenças culturais e o pensamento (Vigotskii et al., 1988).

A experiência vivida na formação de professores levou-o ao estudo dos distúrbios de aprendizagem e de linguagem, das diversas formas de deficiências congênitas e adquiridas, a exemplo da afasia. Complementando a sua formação para estudo da etiologia de tais distúrbios, graduou-se em Medicina retomando o curso iniciado e substituído por Direito em Moscou e retomado e concluído em Kharkov. O seu interesse em Medicina estava associado à manutenção do grupo de pesquisa ("troika") de neuropsicologia com Alexander Luria e Alexei Nikolaievich Leontiev. As suas principais contribuições à defectologia estão reunidas no livro "Psicologia Pedagógica".

Graças a uma conferência proferida no "II Congresso de Psicologia" em Lenigrado, foi convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou. O seu interesse simultâneo pelas funções mentais superiores, cultura, linguagem e processos orgânicos cerebrais pesquisados por neurofisiologistas russos com quem conviveu, especialmente Luria e Leotiev, em diversas contribuições no "Instituto de Deficiências de Moscou", na direção do departamento de Educação (especial) de Narcompros, entre outros institutos, além das publicações sobre o tema, encontram-se reunidos na obra "A Formação Social da Mente", onde aborda os problemas da gênese dos processos psicológicos tipicamente humanos, analisando-os desde a infância à luz do seu contexto histórico-cultural.

Devido a vários fatores, inclusive a tensão política entre os Estados Unidos e a União Soviética após a última guerra, o trabalho de Lev Semenovich Vygotsky permaneceu desconhecido a grande parte do mundo ocidental durante décadas. Quando a Guerra Fria acabou, este incrível patrimônio de conhecimento deixado por Lev Semenovich Vygotskycomeçou a ser revelado. O nome de Lev Semenovich Vygotsky hoje dificilmente deixa de aparecer em qualquer discussão séria sobre processos de aprendizado.

Lev Semenovich Vygotsky Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Faleceu em Moscou, em 11 de junho de 1934, vítima de tuberculose, doença com que conviveu durante quatorze anos.

 

Frases de Vygotsky

Através dos outros, nos tornamos nós mesmos. (Frases de Vygotsky)


O saber que não vem da experiência não é realmente saber. (Pensamentos de Vygotsky)


O voluntariado, mais do que as atividades altamente intelectuais, diferenciam o homem dos animais mais próximos dele. (Frases de Vygotsky)



Sobre Jean Piaget


Jean Piaget História de Piaget, biografia, teoria de Piaget, construtivismo, psicologia educacional, frases de Piaget


Quem foi 

Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, Jean Piaget nasceu na cidade de  Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.
Foi morar na cidade de Zurique em 1918, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clínica de psiquiatria. Estudo psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.

Pequisas 


Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais. No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas. Foi diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau na Suíça e lecionou  psicologia infantil na Universidade de Genebra.

Ideias 


As ideias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma. 

Principais livros de Piaget :

- A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923)
- O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924).

Frases de Piaget 

- "O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram."
- "As estruturas operatórias da inteligência não são inatas." 



Biografia de Piaget

Jean Piaget iniciou sua extensa biografia no dia 9 de agosto de 1896 (data de seu nascimento), em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai (Arthur Jean Piaget), um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval na Universidade de Neuchâtel. Desde criança interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia. Jean Piaget foi uma criança precoce, tendo publicado seu primeiro artigo sobre um pardal albino aos 11 anos de idade. Esse breve estudo é considerado o início de sua brilhante carreira científica. Aos sábados, Jean Piaget trabalhava gratuitamente no Museu de História Natural.

Jean Piaget freqüentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Ele recebeu seu doutorado em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade.

Após formar-se,
 Jean Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental. Lá ele freqüentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou a combinar a psicologia experimental - que é um estudo formal e sistemático - com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.

Em 1919,
 Jean Piaget mudou-se para a França, onde foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência padronizados para crianças. Jean Piaget notou que crianças francesas da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nesses testes e concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente.

O ano de 1919 foi um marco em sua vida.
 Jean Piaget iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e começou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Seu conhecimento de Biologia levou-o a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa.

Em 1921,
 Jean Piaget voltou à Suíça e tornou-se diretor de estudos no Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra. Lá ele iniciou o maior trabalho de sua vida, ao observar crianças brincando e registrar meticulosamente as palavras, ações e processos de raciocínio delas.

Em 1923,
 Jean Piaget casou-se com Valentine Châtenay uma de suas ex-alunas, com quem teve três filhas: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931). As teorias deJean Piaget foram, em grande parte, baseadas em estudos e observações de seus filhos que ele realizou ao lado de sua esposa. Em 1929, Jean Piaget aceitou o posto de diretor do Internacional Bureau of Education e permaneceu à frente do instituto até 1968. Anualmente ele pronunciava palestras no IBE Council e na International Conference on Public Education, nos quais ele expressava suas teses educacionais.

Enquanto prosseguia com suas pesquisas e publicações de trabalhos, Jean Piagetlecionou em diversas universidades européias. Registros revelam que ele foi o único suíço a ser convidado para lecionar na Universidade de Sorbonne (Paris, França), onde permaneceu de 1952 a 1963.

Em 1964,
 Jean Piaget foi convidado como consultor chefe de duas conferências na Cornell University e na University of California. Ambas as conferências debatiam possíveis reformas curriculares baseadas nos resultados das pesquisas de Jean Piaget quanto ao desenvolvimento cognitivo. Em 1979, ele recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences.

Até a data de seu falecimento,
 Jean Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional paraEpistemologia Genética. Ao longo de sua brilhante carreira, Jean Piaget escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos.

Jean Piaget
 (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Jean Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.

Jean Piaget
 morreu em Genebra, em setembro de 1980 (com 84 anos).

Biografia resumida de Jean Piaget

Jean William Fritz Piaget
 (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.

Estudou inicialmente biologia, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954; tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida
 Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.


Frases e Pensamentos de Jean Piaget

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Fonte:
 Frases e Pensamentos de Jean Piaget)

Obras de Jean Piaget:

Durante sua vida
 Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e muitos artigos. Sua obra mais renomada chama-se Epistemologia Genética

Confira esta e outras obras em
 Livros de Piaget.


Teorias de Jean Piaget


As teorias de Jean Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Entre as suas teorias mais importantes temos:


Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.


Estágios de Desenvolvimento - (Período Sensório-Motor, Período Simbólico, Período Intuitivo, Estádio operatório-concreto e Estádio operatório-formal).


Desenvolvimento Moral Piaget - Para Piaget o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases (anomia, heterônoma, autônoma).





Música,Poema e Um texto sobre Mulher



Música:Léa Mendonça - Mulher


Muitas foram as vezes que senti-me desprezada por ser o que sou.
Ultrapassei obstáculos, fui derrubada, reergui-me, segui...
Lutei com minha própria classe, esbravejei, e muitas vezes fraquejei.
Homenageei com sentimento profundo quem colocou-me no chão.
Enrijecida tornei-me pelos tombos, afrontas e insultos.
Recorri ao bom senso e permaneci calada, trabalhando em silêncio.

Suor não me faltou, uma vida de labor me sustentou.
Íntimo vitorioso à cada palavra contra mim lançada.
Maior evidência não podia acontecer, minha classe começava vencer.
Brinquei de submissão, foi divertido, via em semblantes, o sabor da ilusão.
Ontem, nem falava, hoje solto a voz clara e firme para que todos ouçam.
Longo foi o tempo de luta para a vitória alcançar...Ela chegou!!!
Odioso preconceito se dissipa a todo vapor.

Doei sorrisos aos insultos proferidos por mentes menos esclarecidas.
Ondeei nas estradas da vida, mas consegui ser admirada, respeitada.

Agora, pouca coisa resta a fazer, é só continuar procurando espaço.
Melhorando a cada amanhecer, em cada entardecer...Anoitecer.
Ouvir o coração misturado com a razão, então, resplandecer.
Rumar para o infinito sentimento de mulher e vitoriosa permanecer.









Mulher
  Ilsa da Luz Barbosa  

Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;
Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;
Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";
Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;
Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;
Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude outras
mulheres  a conquistarem
a liberdade de Ser...










Mulher conquistando seu espaço


As diferenças entre homens e mulheres, ligando o gênero ao trabalho, ao poder, com atitude discriminatória na sociedade contra mulher.
As mulheres ocupam os mais diferentes papeis,que por sua vez, se constituem num conjunto de inter-relações na sociedade.
A mulher era uma ser destinado à procriação,ao lar, para agradar os pais e hoje não é mais assim cada vez mais está conquistando seu espaço na sociedade.
Hoje as mulheres não são mais submissas aos homens como antigamente, estão cada dia conquistando algo na vida profissional, encontramos mulheres em todas as profissões, as mulheres estão estudando mais,  crescendo, ganhando seu espaço com muito esforço, mesmo assim são alvo de discriminação por aqueles que acreditam que “lugar de mulher é no fogão”, e por isso enfrenta o grande desafio de mostrar que apesar de frágil é ainda forte, ousada e firme na hora de tomar decisões quando necessário.
Mulher é capaz de cuidar de filhos, marido, casa e ainda trabalhar fora para ajudar seu esposo, isso sim é uma mulher vitoriosa e guerreira.
Hoje temos no país até uma presidenta para ver que mulher é bem esforçada para tudo. Cada vez mais as mulheres estão fortes para tudo.

Perguntas:
Ø  Será que a mulher é mesmo frágil?
Ø  Os homens tem medo de perde seu lugar para as mulheres?





Entrevista


Entrevista:


Qual é o seu nome?
Vânia Corrêa Ercolin
A quanto tempo é professora?
2 anos e meio
Qual é o nome da escola que você da aula?
Emeb Antonio de Pádua Giaretta
Hoje o método de ensino é bem diferente que no passado isso é bom ou não? Porque?
É diferente pois assim como as crianças mudaram, o ensino precisa mudar e acompanhar essa evolução. A criança é mais ativa, tem muito mais conhecimento de todas as coisas. O que era interessante para as crianças de antigamente não é para as de hoje. Estamos na era da informática e da informação e é preciso acompanhar essa evolução.
O modo de avaliação hoje você aprova sim ou não? Porque?
Concordo que a criança deve ser avaliar continua e no dia a dia, no todo e não apenas num determinado dia, com hora e perguntas determinadas, mas acho incoerente isso.Isso aconteça até o Ensino médio e depois o estudante é cobrado e não adquiriu o habito de estudo pois infelizmente só se estuda se há cobrança (é uma mudança de mentalidade de deve ocorrer)
Hoje é mais difícil de ensinar do que antes em outro método?
Para mim funcionou o método da cartilha(falo como aluna) e as vezes dá impressão que funcionaria hoje mas o fato é que as crianças mudaram e a experiência. Com meus filhos é que esse novo método bem aplicado funciona pois envolve conhecimentos da criança,do seu dia a dia com informações para eles faz sentidos.
As crianças hoje são bem diferentes do que no passado?
Como falei acima as crianças de hoje são muito diferentes, tem brincadeiras diferentes, pais diferentes, família diferentes, conhecimentos de mundo muito amplo sem falar da informatização.
Você acha que o ensino está defasado? Qual o motivo? Com o método de ensino?
Sinceramente acho que o ensino é de boa qualidade. O que falta muitas vezes é capacitar os profissionais e também alunos com mais disposição e interesse pelo aprendizado.(essa desmotivação que vem muitas vezes do próprio ensino, da família e até de problemas psicológicos como pais usuários de drogas e etc.
Antigamente era mais fácil de dar aula do que hoje?
Havia mais respeito pelo professor, pelo profissional falo como aluna pois estou lecionando há 2 anos e meio dá impressão que havia mais interesse pela aprendizado.
Se você tivesse oportunidade de voltar no tempo você escolheria ser professora novamente?
Escolhi essa profissão aos 38 anos e começaria novamente adoro o que faço.






Qual é seu nome?                                                      
Maria Isabel Chaves de Andrada                                                           
A quanto tempo é professora?
Há 32 anos
Qual é o nome da escola que você da aula?
Emeb Antonio de Pádua Giaretta
Hoje o método de ensino é bem diferente que no passado isso é bom ou não? Porque?
Sim porque trabalha com a inteligência múltipla e competência dos alunos.
O modo de avaliação hoje você aprova sim ou não? Porque?
Sim porque é qualificada e formativa
Hoje é mais difícil de ensinar do que antes em outro método?
Não, pois cada aluno está no seu nível adequados e atividades em função disso dá resultado melhor.
As crianças hoje são bem diferentes do que no passado?
São antenados interessados e com mais autonomia.
Você acha que o ensino está defasado? Qual o motivo? Com o método de ensino?
Ao meu ver não, mas acredito se necessários temos especialistas em artes.
Antigamente era mais fácil de dar aula do que hoje?
Não a rotina de preparar a aula existia mais hoje o olhar é mais aprofundado com objetivo,conteúdo e estratégias.
Se você tivesse oportunidade de voltar no tempo você escolheria ser professora novamente?
Com certeza, amo o que faço e sou muito feliz.



Conclusão: mapa conceitual:


A Antropologia é o estudo da história natural do homem, cultural e social, seguiu o estudo do homem como ser moral, estuda a diferença entre crenças.
Que o homem social interage e interdepende do outro, que tem diversas sociedades culturais, que também tem vários hábitos adquiridos como membros de uma sociedade, o conhecimento, a ciência entre outros como apreensão do real  por parte do sujeito.
Noção de valor para tanto, situa-se o valor na teoria dos objetos, encontrando como objeto autônomo, composto por forma ideal e conteúdo histórico-cultural, o que implica dizer que o valor muda no tempo e no espaço.
As principais características do valor historicidade, bipolaridade, preferida de e das teorias que explicam a sua natureza.
O estudo da ciência são duas principais escolas o emperista que mantém experiência é a ciência natural, e o racionalista confia na razão matemática e lógica.


O conhecimento em Filosofia



A Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à vontade,   aos valores mentais da mente e da linguagem. Esses problemas a Filosofia se afirma da mitologia e da região por sua ênfase em argumentos racionais.
Com a apresentação desses conceitos a Filosofia veio contradizendo tudo que era ensinado à sociedade da época, buscando o saber, o conhecimento racional sistemático e com realidade universal.
Como Aristóteles a Descartes, a Filosofia foi reconhecida como ciência, contribuindo para um conhecimento seguro, infalível que permaneceu até o século XIX.
Nesse período as bases da Razão e do Saber sofreram criticas de acordo com a evolução dos conceitos que eram desenvolvidos sobre a realidade da sociedade, crenças, domínio da natureza e exploração do trabalho. A descoberta do inconsciente como o grande motivador das ações daquela época.
Reaprender o que já sabemos saber o que não sabemos ou desprender do que julgávamos saber, ver o mundo de uma forma crítica esse é o objetivo.
A Filosofia é o Amor ao saber, busca dos conhecimentos, desenvolverem pensamentos sobre o homem e a sociedade, por esse motivo não deve ser confundida com a Ciência que é a posse de um saber construído historicamente, pois o ato de filosofar sempre abre um "espaço" onde o ser humano renova seus conceitos.
A despertar nos alunos questões de desafios para que elas desde cedo comecem sozinhos a trilhar seus caminhos e ter suas próprias personalidades para que quando adultos perante esse mundo competitivo e com tantas crises familiares e socioculturais consigam ter um pilar que os ajudem, chamado família, escola e comunidade que os apóiem em todos os momentos para que eles consigam se destacar e se tornarem pessoas boas e acima de tudo felizes, seja qual seu status social, cor ou raça.
.
.